quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POEMAS FALADOS!



EU QUERO LHE FALAR

"Eu quero lhe falar conforme a comunicação perfeita!
Falar de versos ao público que vive em prosa;
Falar sobre Deus que é Poema, Poesia e rosa;
Falar sobre a palavra falante, chata ou extasiante;
Falar, falar, falar...
Incessante!
O falar é importante!"

Terezinha (acabou de acordar!  11/11/10 +1)




´





EU NÃO QUERO LHE FALAR


Não tenho intenções, hoje, de dizer nada sobre o assunto, mas como sou obrigada a redigir um texto concernente, então a “palavra” que invento é somente para lhe convencer que precisamos viver também em silêncio!

Lá na montanha do Tibete, sobre a pedra de Maomé, é onde quero estar. É só um sonho, eu não quero lhe falar! Penso nas esferas e nas palavras: “perigosa é aquela que não é sólida, não é limitada, nem lisinha e é ferina! Qual será ela, a traquina?

As palavras falaram, mas eu não quero lhe falar! Que a verdade seja dita, a fala, às vezes, não é bem dita. Quando preciso eu a uso, quando eu não quero, a desprezo; e lembrei-me da música que eu gosto muito dela, aquela que diz: “deixa ao menos eu varrer as palavras!”. E vejo-a (a palavra) voando pela poeira! Ó, matreira! Por que você me deixou na quarta-feira? Ficou trancada quando eu precisei. Que palavra danada! Diga, sim, diga não, mas seja verbalizada, passada, amada, odiada, é a sua alçada; mas não fira as suscetibilidades de sua amada! Eu não mereço; as pessoas não merecem ficar caladas!

A palavra verbalizada inconstante ficou magoada: "eu fiz tanto, tanto para ser amada; recordo-me que nasci sem fim, a minha vida é o verbo e Deus me fez assim!" Vivi tanta coisa... sou o “Serafim”, isenta de juízo e manifesto! Quando Deus criou o paraíso do falar, acabou toda a tranquilidade do ar!”

Pensei novamente: a palavra extrapola a verbalização, a intenção! É poesia e é amor, mas pode ser sofrimento e dor!

Não fique triste porque reconheço que você é mais importante do que uma flor! Que o som é vida e é sagrado! E, não obstante o rigor do seu amado, há alegrias, extasias! Os artistas a consagram! Você é tudo de mais caro... “irmãos antagônicos que se cruzam nas convergências de atração, no ponto culminante!” Você é a luz que nos seduz! Eu não quero lhe falar nada que entristeça. Seja você mesma e nunca se esqueça!

Terezinha Moutinho